POSTS RECENTES: 

Please reload

QUEM SOU EU?

Olá, me chamo Narjane e criei este site com o objetivo de informar e gerar conteúdo que possa direcionar a busca por melhores resultados na área de Departamento Pessoal.

Espero que gostem, acompanhem e interajam comigo através da aba "contato".

eSocial: Mais que uma obrigação trabalhista, um impacto na gestão produtiva e financeira das empresas

16 Dec 2015

 

Ao longo dos últimos anos a Receita Federal tem intensificado sua fiscalização sobre as empresas. O Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) já introduziu processos como a Nota Fiscal Eletrônica e declarações contábeis e tributárias. Um dos sistemas de fiscalização mais modernos do mundo traz agora mais uma novidade, o eSocial.

 

 O eSocial irá promover uma completa mudança cultural nas empresas e na gestão das informações, alterando como hoje funciona a fiscalização na área trabalhista. Não será mais necessária a presença de auditores fiscais na sede das empresas para buscar as informações e documentos, a partir da implantação do eSocial, será o próprio contribuinte quem irá até o órgão de fiscalização ao transmitir suas informações mensalmente através do sistema.


Atualmente, a empresa passa mensalmente por uma fiscalização superficial, feita pelo envio das GFIP, onde as empresas confessam os débitos previdenciários e de FGTS, para que o Governo possa confrontar tais dados com os respectivos pagamentos. Com a chegada do eSocial, estes confrontos serão ampliados e irão ser matéria para possíveis multas para a empresa.

 

Dicas a serem desenvolvidas:


- Qualificação Cadastral;

- Atualização dos cadastros;

- Atualização dos Exames Periódicos;

- Adequação dos Proventos da Folha de Pagamento;

- Elaboração dos Laudos PCMSO / PPRA / LTCAT;

- Alinhamento dos processos internos (Admissão/ Rescisão/ Férias);

- Gozo de férias em períodos fracionadas;

- Regularização de Benefícios (VT/VR);

- Obrigatoriedade de menor aprendiz e portadores de necessidades especiais;

- Obrigatoriedade de CIPA;

- Acompanhamento de profissionais, consultoria, auditorias.

São muitos os aspectos a serem considerados, avaliados e orientados por especialistas que realmente entendem sobre o assunto. Por isso, conte com a Gerencial para mais essa mudança, que mais uma vez poderá impactar diretamente na gestão da sua empresa.

Please reload

SIGA

  • Grey LinkedIn Icon