top of page

POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

7 erros que a empresa não pode cometer ao contratar


Ao contratar um funcionário, a empresa sempre correrá o risco desta relação de trabalho virar uma reclamatória trabalhista futura.


Para se proteger, a empresa deve sempre estar em conformidade com o que diz a legislação. Pensando em ajudar, trouxe os principais erros que levam o ex funcionário reclamar juridicamente seus direitos:


1. Não registrar o contrato de trabalho do funcionário, quando a empresa contrata mas não formaliza o vínculo, normalmente o funcionário busca esse reconhecimento juridicamente, para esses casos, se devidamente comprovado, a empresa sempre é condenada a registrar retroativamente bem como pagar todas os direitos trabalhistas que lhe eram devido.


2. O Acúmulo ou desvio de função acontecem com frequência em muitas empresas, normalmente ele ocorre quando há a contratação de um funcionário para desempenhar uma determinada função, e no dia a dia ele acaba por fazer outra função e as vezes outras atividades que não estão no escopo do seu contrato. Para isso não ocorrer a empresa precisa estabelecer as atividades que o colaborador irá desempenhar no contrato de trabalho, e não fugir do que foi estabelecido.


3. A empresa não pode fazer registros desabonadores na CTPS do empregado, como por exemplo os problemas disciplinares que ele teve durante o seu contrato, bem como o motivo do seu desligamento.


4. As alterações contratuais sem a ciência do empregado não podem ser realizadas, toda a alteração contratual precisa ser comunicada ao empregado e orienta-se a sempre ser documentada, para proteção da relação de emprego.


5. O controle da jornada de trabalho é de suma importância para a empresa, pois não é só a contagem das horas faltas e extras do trabalhador, através dela a empresa também estará se protegendo que está cumprindo com as horas de descanso exigidas por lei.


6. A empresa optando por não pagar corretamente os adicionais de insalubridade e periculosidade, sendo evidenciada a exposição a agentes nocivos para a função desempenhada, está correndo um risco muito grande de ter que pagar retroativamente esses adicionais, assim como de ser autuada.


7. Ter uma folha de pagamento sem erros é muito importante para a empresa, não só em relação aos pagamentos mas também em relação ao correto recolhimento previdenciário, de fundo de garantia e de imposto de renda.


Parar todos esses riscos apresentados, ter uma boa consultoria trabalhista e um serviço de departamento pessoal especializado trará à empresa grande segurança, diminuindo os riscos e afastando as reclamatórias trabalhistas.

Commentaires


WhatsApp%20Image%202020-09-24%20at%2022.

Olá, me chamo Narjane e criei este site com o objetivo de informar e gerar conteúdo que possa direcionar a busca por melhores resultados na área de Departamento Pessoal.

Espero que gostem, acompanhem e interajam comigo através da aba "contato".

SIGA

  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page