7 erros que a empresa não pode cometer ao contratar
Ao contratar um funcionário, a empresa sempre correrá o risco desta relação de trabalho virar uma reclamatória trabalhista futura.
Para se proteger, a empresa deve sempre estar em conformidade com o que diz a legislação. Pensando em ajudar, trouxe os principais erros que levam o ex funcionário reclamar juridicamente seus direitos:
1. Não registrar o contrato de trabalho do funcionário, quando a empresa contrata mas não formaliza o vínculo, normalmente o funcionário busca esse reconhecimento juridicamente, para esses casos, se devidamente comprovado, a empresa sempre é condenada a registrar retroativamente bem como pagar todas os direitos trabalhistas que lhe eram devido.
2. O Acúmulo ou desvio de função acontecem com frequência em muitas empresas, normalmente ele ocorre quando há a contratação de um funcionário para desempenhar uma determinada função, e no dia a dia ele acaba por fazer outra função e as vezes outras atividades que não estão no escopo do seu contrato. Para isso não ocorrer a empresa precisa estabelecer as atividades que o colaborador irá desempenhar no contrato de trabalho, e não fugir do que foi estabelecido.
3. A empresa não pode fazer registros desabonadores na CTPS do empregado, como por exemplo os problemas disciplinares que ele teve durante o seu contrato, bem como o motivo do seu desligamento.
4. As alterações contratuais sem a ciência do empregado não podem ser realizadas, toda a alteração contratual precisa ser comunicada ao empregado e orienta-se a sempre ser documentada, para proteção da relação de emprego.
5. O controle da jornada de trabalho é de suma importância para a empresa, pois não é só a contagem das horas faltas e extras do trabalhador, através dela a empresa também estará se protegendo que está cumprindo com as horas de descanso exigidas por lei.
6. A empresa optando por não pagar corretamente os adicionais de insalubridade e periculosidade, sendo evidenciada a exposição a agentes nocivos para a função desempenhada, está correndo um risco muito grande de ter que pagar retroativamente esses adicionais, assim como de ser autuada.
7. Ter uma folha de pagamento sem erros é muito importante para a empresa, não só em relação aos pagamentos mas também em relação ao correto recolhimento previdenciário, de fundo de garantia e de imposto de renda.
Parar todos esses riscos apresentados, ter uma boa consultoria trabalhista e um serviço de departamento pessoal especializado trará à empresa grande segurança, diminuindo os riscos e afastando as reclamatórias trabalhistas.
Comments