POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

WhatsApp%20Image%202020-09-24%20at%2022.

Olá, me chamo Narjane e criei este site com o objetivo de informar e gerar conteúdo que possa direcionar a busca por melhores resultados na área de Departamento Pessoal.

Espero que gostem, acompanhem e interajam comigo através da aba "contato".

SIGA

  • Grey LinkedIn Icon

A importância de mensurar o impacto do desempenho da folha de pagamento para o negócio


A folha de pagamento é uma das maiores despesas da empresa, por isso é tão importante termos total conhecimento do que compõe cada pagamento ou imposto, e conhecer seus principais indicadores traz a empresa uma clareza muito grande sobre os próximos passos que a empresa deverá tomar, e poder ver tudo isso através de KPIs (Key Performance Indicators) traz essa avaliação sob uma nova perspectiva.


Para muitas empresas, os indicadores funcionam como uma bussola, traçando o rumo para as decisões e processos, neste sentido, é necessário entender e acompanhar esses índices de perto, pois são eles que trazem na pratica o resultado de cada ação que a empresa busca, existem muitos tipos de indicadores de desempenho, e eles podem ser aplicados em todas as áreas da empresa, mas hoje vamos falar somente de três deles, que podem ser avaliados mensalmente através dos dados da folha de pagamento:


Absenteísmo: esse KPI avalia todas as ausências não planejadas dos colaboradores, essa é uma avaliação gerencial e por essa razão, para o cálculo deve ser considerado não só as horas faltantes, mas também as horas de atestados para que a empresa possa evidenciar as causas deste absenteísmo. A gravidade deste absenteísmo pode ser medida se dividirmos esse coeficiente pelo número de funcionários, desta forma teremos um média quantas horas um funcionários falta por mês, essa avaliação traz uma clareza para a empresa, ao ponto dela poder traçar medidas para estimular o engajamento e assiduidade dos funcionários. Outro ponto que podemos evidenciar é a sazonalidade destes acontecimentos, se compararmos anos anteriores e períodos anteriores, isso pode trazer medidas para diminuir este impacto para os próximos anos.

Com essas avaliações podemos evidenciar outros problemas, tais como saúde ocupacional, desmotivação, condições do ambiente de trabalho, possíveis conflitos na equipe entre outras situações.


Turnover ou Rotatividade: este KPI mensura a evasão, ou seja a entrada e saída dos funcionários da empresa, este indicador é utilizado principalmente para avaliar a atratividade e a retenção de talentos. Através dele, também podemos avaliar se a área de recrutamento esta contratando bons profissionais, assim como também avalia os gestores de cada equipe lidam com o dia a dia para a retenção de profissionais. Outro ponto interessante neste indicador é a possibilidade de comparação com outras empresas do mesmo seguimento, que pode trazer uma análises de como o mercado está retendo seus talentos.


Relação de Horas extras: este indicador avalia quantas horas extras os funcionários vem fazendo, bem como o custo destas horas. A análise deste indicador não evidencia somente a sobrecarga ou capacidade operacional dos colaboradores mas também principalmente o custo, pois com ela podemos analisar se essas horas são sazonais, se é falta de mão de obra, desmotivação ou problemas gerenciais que a empresa venha enfrentando.


Você conhecia esses indicadores?


Saiba que os indicadores de desempenho são fundamentais para uma empresa, pois dão suporte à gestão para a tomada de decisão mais precisa.


Caso queira um orçamento para implementação na sua empresa entre em contato.