top of page

POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

Importância da realização do exame admissional


O exame admissional consiste em avaliar fisicamente e mentalmente se o candidato está apto a exercer a sua função, servindo também para detectar se há doenças pré-existentes.


O exame sempre deve ocorrer na última etapa do processo seletivo, visando somente saber sobre a aptidão do candidato, não constituindo nenhum critério de avaliação para a vaga.


Outro ponto importante é que não há presunção de discriminação ou dano possível quando o candidato não é contratado em virtude da inaptidão no exame admissional.


As empresas devem ter consciência da real importância desse processo, pois o exame admissional tem a finalidade de preservar a empresa contra riscos futuros.


Por exemplo, na contratação de um colaborador com doenças pré-existentes que seja submetido a alguma função que traga eventual agravamento, a empresa será responsável direta por esse afastamento, se caracterizado acidente de trabalho, deverá recolher os valores de FGTS enquanto durar o afastamento e assegurar a estabilidade provisória ao emprego no seu retorno.


O exame admissional não pode ser usado como critério descriminatório, mas por outro lado é necessário ter uma atenção maior para os casos de candidatos com doenças pré-existentes, com a possibilidade de agravamento em decorrência da função que irá exercer, se a doença não for incapacitante, a contratação não deve deixar de acontecer, mas cautelas devem ser tomadas para evitar a piora do quadro de saúde, sendo a integridade física do trabalhador o principal objetivo.


Você sabia de todos esses cuidados na contratação?

Comments


WhatsApp%20Image%202020-09-24%20at%2022.

Olá, me chamo Narjane e criei este site com o objetivo de informar e gerar conteúdo que possa direcionar a busca por melhores resultados na área de Departamento Pessoal.

Espero que gostem, acompanhem e interajam comigo através da aba "contato".

SIGA

  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page