top of page

POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

Celular no trabalho, pode ser proibido ou restringido o uso?


Sabemos que o celular é muito utilizado e muitos de nós somos dependentes desta ferramenta, hoje em dia ele não é utilizado somente para se comunicar, mas também para pagar contas, se manter informado, trabalhar e entretenimento.


Como todos os pontos que não há legislação trabalhista regulamentando, existem pontos de vista, e sempre, caso a empresa opte por regulamentar algo que não está previsto em lei deve estabelecer suas regras de forma clara e acessível aos colaboradores.


Aqui vamos falar do ponto de vista do empregador, para que a empresa possa restringir o uso de celular no ambiente de trabalho, será necessário ter um regulamento interno estabelecendo essa proibição, fundamentando as regras tanto para os empregados quanto para gestores, visando a organização do local de trabalho.


Para todas aquelas funções que a atividade determinar, pode ser aplicada a proibição do uso do celular, como por exemplo: hospitais devido ao risco de contaminação; empresas que trabalhem com dados sensíveis por risco de vazamento de dados LGPD; empresas que trabalhem com máquinas pesadas; e outras profissões que possuam legislações indiretas, como por exemplo os motoristas que não podem utilizar celular enquanto desempenham suas funções.


Caso a empresa opte pela proibição, do uso do celular no ambiente de trabalho, deverá ter um local seguro para o armazenamento do aparelho e também deve garantir um meio de comunicação caso seja imprescindível que o colaborador seja acionado por algum familiar ou pessoa que precise com urgência falar com ele.


Entretanto, a empresa não pode proibir que em suas pausas o colaborador tenha acesso ao celular.


Para que a empresa possa restringir ou proibir o uso do celular deverá elaborar um contrato de trabalho com clausulas especificas e um regulamento interno estabelecendo os deveres e condutas que a empresa espera de cada profissional.


Tomadas essas medidas se o empregado insistir em utilizar o celular poderá ser advertido, suspenso e até demitido por falta grava (justa causa), por desídia, indisciplina ou insubordinação.


Me conta como é na sua empresa, pode usar o Celular? Existem normas regulamentando o assunto?

Comments


WhatsApp%20Image%202020-09-24%20at%2022.

Olá, me chamo Narjane e criei este site com o objetivo de informar e gerar conteúdo que possa direcionar a busca por melhores resultados na área de Departamento Pessoal.

Espero que gostem, acompanhem e interajam comigo através da aba "contato".

SIGA

  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page